Como funciona o import no Python

Como funciona o import no Python

Você sabe como o import no Python funciona? Muita gente sabe para que serve, mas não como ele realmente funciona. Diferente de outras linguagens, o import do Python não é apenas a adição textual de um arquivo X em um arquivo Y, ele vai muito além disso. Quando utilizamos o import, ele executa 3 ações:

1) Procura pelo módulo importado

Quando colocamos import something seria o mesmo que informar /dir/something.py. Feito isso o Python irá procurar pelo módulo referenciado em seu import para, se preciso, transformar ele em byte code.

2) Se for preciso, compila em byte code

Como dito anteriormente, após localizar o módulo referenciado em seu import, o Python irá criar um arquivo .pyc compilado em byte code. Além disso, é verificado se o arquivo está ou não atualizado, se for preciso ele é recompilado no momento em que o programa for “restartado”.

3) Executa o código do módulo importado

Para esse terceiro passo resta executar o byte code gerado no passo anterior. Se o mesmo módulo for referenciado em mais de um lugar, a execução dos 3 processos não ocorre novamente, fazendo com que o Python localize o seu módulo diretamente no byte code anteriormentegerado.

É uma informação simples, mas acho interessante e bem relevante! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *