“Foque-se em ser produtivo em vez de forcar-se em estar ocupado”

“Foque-se em ser produtivo em vez de forcar-se em estar ocupado”

Manter a atenção e o foco com tanta tecnologia está sendo um trabalho bem complicado hoje em dia. Principalmente para nós programadores que, em sua grande maioria, tem acesso livre a internet no seu ambiente de trabalho.

Redes sociais, sites de notícia, fóruns de tecnologia etc. Já parou para pensar na quantidade de informação que absorvemos e processamos, direta ou indiretamente, todos os dias?

Pode parecer besteira, mas encher a cabeça com informações inúteis, notícias manipuladas e maliciosas, piadas e corrente sem graça nas redes sociais podem fazer com que você processe muitas informações ao mesmo tempo e não processe corretamente o que deve realmente ser processado.

Já faz um tempo que venho lendo muito sobre produtividade e tentando encontrar uma forma de organizar minha vida de tal forma que eu consiga ter mais tempo para fazer mais coisa. Mas, em um dado momento, parei para pensar um pouco no rumo que minha vida estava tomando… Será mesmo que precisamos arrumar mais tempo para fazer mais coisa?

No meio dessa confusão mental, li no livro Four Hour Work Week a seguinte frase:

Foque-se em ser produtivo em vez de forcar-se em estar ocupado

Incrível! Como eu não tinha compreendido isso antes? Como muita gente ainda não compreendeu isso? Essa realidade estava o tempo inteiro na minha frente e só agora eu consegui enxergar.

Rápido esclarecimento

Antes de continuar a leitura, é importante que você saiba que alguns tópicos listados aqui podem ser encontrados no livro citado anteriormente. Porém o que eu descrevo é apenas a minha percepção e minhas atitudes após a leitura do livro escrito por Tim Ferriss, não havendo intenção alguma de me apropriar dos textos criados por ele. Beleza? Sendo assim, vamos lá 🙂

Esqueça métodos de otimização de tempo

Organizar tudo, planejar o que será feito a cada minuto da sua vida. Esquece isso! Esses métodos batem de frente com o título do artigo. O que vai acontecer é que você passará a se preocupar em estar ocupado o tempo inteiro pois, cada minuto livre em seu dia, será ocupado por um trabalho ou uma tarefa.

Eu cheguei ao ponto de usar mais de uma técnica ao mesmo tempo para tentar “esticar” o meu dia. Sabe o que eu ganhei com isso? Insônia! Pois a minha lista acabou ficando enorme e eu não conseguia dar conta de tudo que tinha planejado e ia para cama com a sensação de que eu não conseguia terminar absolutamente nada.

Eu sei que algumas técnicas podem ajudar você ou outras inúmeras pessoas. GTD me ajudou um bocado no início, mas antes de brigar comigo, pare e pense: Você está organizando sua vida ou está tentando absorver mais coisas que realmente precisa?

Agora pense bem se é isso que quer. Preocupe-se em ter mais tempo para fazer o que você quiser e não em ter mais tempo para fazer o que você não quer fazer achando que assim você será mais produtivo.

Princípio de Pareto — 80/20

Vilfredo Pareto, ou somente Pareto para os íntimos, observou em 1906 que 80% da riqueza Italiana estava na mão de apenas 20% da população e, se você parar para pensar, essa regra pode ser aplicada em absolutamente TUDO:

  • 80% dos acidentes são causados por 20% dos motoristas;
  • 80% do lucro de uma empresa vem de 20% de seus clientes;
  • 80% dos resultados correspondem a 20% do esforço aplicado.

Essa lista será interminável, mas com esses três exemplos já deu para fazer você pensar (assim espero rsrs). Elimine do seu dia de trabalho 80% das coisas que fazem você ser improdutivo! Isso não vai acontecer de um dia para o outro, mas você verá o resultado imediatamente. Experiência própria!

Dessa forma, tire 20% do seu dia para estar 100% focado no que você precisa fazer. Esqueça e-mail, telefone rede social etc. Aprenda a dizer NÃO quando alguém tentar te interromper nesse período! Isso é fundamental. O mundo não vai acabar por causa disso e você fará um bom trabalho nesse período.

O que eu uso para manter o foco

De todas as técnicas que eu vinha utilizando, apenas uma eu ainda utilizo. O Pomodoro Technique. Basicamente essa técnica consiste em estar absolutamente focado durante 25 minutos, deixando de lado qualquer coisa que possa tirar seu foco do trabalho.

Falar sobre essa técnica daria um artigo inteiro. Pois bem! Eu já escrevi esse artigo no site TI Especialistas e, se você não conhece ou não faz idéia do que estou falando, vale dar uma rápida pausa aqui e ler Pomodoro Technique, você conhece? escrito por mim em abril de 2013.

Crie lotes de tarefas

É uma dica boba mas que faz total sentido. Se você tem contas para pagar ou fazer alguma transação bancária, faça tudo de uma vez só. Já parou para pensar quanto tempo você perde a cada vez que você vai fazer uma transação bancária? Entrar no site, digitar agência e contra, senha, número do token ou chave de acesso etc. Ok, você vai falar que leva um minuto ou menos para fazer isso, eu concordo, mas se durante o dia você fizer esse procedimento 3x, você terá perdido 3 minutos.

Nossa Fernando, você está reclamando de 3 minutos? Se fossem somente os 3 minutos perdidos, eu concordaria com você que eu poderia estar exagerando, mas multiplique esses 3 minutos por 10, 20 ou 30 vezes. Como cheguei nessa conta? Vamos lá:

  • Checar o e-mail várias vezes ao dia;
  • Checar seu Facebook várias vezes ao dia;
  • Checar sites de notícia várias vezes ao dia.

Para cada uma dessas tarefas, você perde X minutos para abrir, checar, processar e fechar. Agora, se você criar lotes de tarefas para executar essas ações 1 ou 2 vezes ao dia, você terá uma economia de tempo perdido e, quando estiver executando determinada tarefa, você estará APENAS executando determinada tarefa. Simples assim!

Conclusão

Nada do que eu falei aqui é novidade ou segredo. Aplique essas minúsculas mudanças na sua vida e você verá um resultado. A cada minuto economizado com o que tem que ser feito, poderá ser usado com o que você quer realmente fazer.

Agora, qual é o rumo que você quer tomar? A escolha é sua 🙂

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *