Trabalhando em casa

Trabalhando em casa

Desafio para uns, aversão para outros e desejo para muitos. Trabalhar em casa requer muito mais esforço e disciplina do que você imagina e pode se tornar um pesadelo se você não souber lidar com a situação.

Já tenho uma certa experiência com essa liberdade e, por conta disso, resolvi reunir nesse artigo algumas informações que eu acho importante para quem quer trabalhar ou para quem já trabalha mas precisa de uma ajuda para se organizar.

Prós e contras

Antes de mais nada é muito importante deixar claro as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa, principalmente para quem está começando nessa mova modalidade. A seguir, listei os pontos mais relevantes para mim.

Prós

  • Você não perde tempo no deslocamento e pode acordar um pouco mais tarde por conta disso;
  • Ter a liberdade de dar um pulinho na rua para resolver algo quando for preciso;
  • Dar mais atenção para sua família.

Contras

  • O “só mais 5 minutos” na hora de acordar pode virar mais de 1 hora facilmente;
  • Perda de concentração com facilidade;
  • Sua família pode não conseguir compreender que você está trabalhando.

Dito isso, vamos seguir em frente!

A roupa faz diferença?

Muitos sites famosos de notícias, quando abordam esse ponto, apresentam estatísticas e estudos comprovando que trabalhar de cueca ou pijama pode atrapalhar o seu rendimento. Mas isso não é uma regra e não se aplica a mim.

Eu conheço algumas pessoas que levantam e se vestem como se fossem sair para trabalhar e conheço pessoas que, assim como eu, não ligam para isso. Por tanto somente você saberá responder se a roupa faz ou não diferença para trabalhar em casa. Faça alguns testes e siga o melhor caminho para você.

O que eu acho que pode prejudicar, e muito, o seu rendimento é levantar e ir imediatamente para o computador, fiz isso durante muito tempo. Hoje eu sigo uma rotina matinal: levantar com calma, tomar um banho, tomar café da manhã, colocar uma roupa confortável e iniciar meu dia de trabalho.

Trabalhe em locais diferentes ou saia para ver gente!

Trabalhar em casa é muito muito bom, mas sair de casa também! É muito importante que você trabalhe em locais diferentes. Se você trabalha como freelancer ou 100% remoto onde é impossível ou inviável ir até a empresa que você presta o serviço, vá para algum café, livraria ou um lugar onde se sinta confortável.

No meu caso atual, eu gosto de ir até a empresa umas duas vezes por semana e trabalhar de lá, mesmo podendo ficar em casa direto. Evite ficar trancado em casa, isso não fará bem para sua sanidade.

Hora de almoço é hora de almoço

Tire sua hora de almoço e saia da frente do computador. Faça uma pausa de no mínimo 1 hora para se alimentar e relaxar a cabeça, não coma na mesa que você trabalha e não volte imediatamente para o computador assim que terminar de comer. Isso não faz bem para a sua saúde!

Manter o foco pode ser um problema

Como dito na lista de contras, manter o foco no trabalho em casa pode ser uma tarefa bem complicada. Rede sociais, televisão, sua cama… Tudo certo para dar errado! Você precisa ter comprometimento e força de vontade.

Para me manter focado eu utilizo o Pomodoro Technique. Resumidamente, essa técnica tem como objetivo fazer com que você esteja totalmente focado em períodos de 25 minutos. Durante esse período evite atender o telefone, não olhe sua caixa de e-mail, seu Facebook, Twitter etc. Tudo que podemos deixar para depois dos 25 minutos, deixamos.

Conheça mais:

“Foque-se em ser produtivo em vez de forcar-se em estar ocupado”

Leia mais sobre foco aqui.

Saiba a hora de parar

Já cometi (e ocasionalmente ainda cometo) o erro de não ter hora para parar. Saber a hora de encerrar o expediente é muito importante para que você não chegue no meio da semana como se estivesse nos últimos suspiros de sua vida. Uma das minhas metas para esse ano é controlar melhor meu horário de trabalho e para me auxiliar nessa tarefa eu estou usando o Toggl.

No início do dia dou start e controlo assim quantas horas eu estou trabalhando ou disponível para a empresa. Feitas as 8 horas de trabalho encerre seu expediente, desligue o computador e vá cuidar das suas coisas pessoais.

Essas foram minhas dicas para você trabalhar em casa com tranquilidade. Lembrando que o que falei aqui são regras que se aplicam a mim e podem não fazer sentido para você.

Existem pessoas que não querem, não gostam ou não conseguem trabalhar em casa mas, o que tem de errado nisso? Faça o que for melhor para você e boa sorte 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *